Localização

Localização

Localização Geográfica do Município de Nova Hartz 

O município de Nova Hartz está localizado geograficamente a 62km da capital gaúcha Porto Alegre (coordenadas de latitude 29° 34’ 58’ Sul; longitude 50º 54’ 26” Oeste), possuindo aproximadamente pouco mais de 62 km² de território. Seu território faz divisas com o município de Igrejinha (a norte e nordeste), de Parobé (a leste e sudeste), de Sapiranga (a oeste), de Santa Maria do Herval e de Morro Reuter (a noroeste) e de Araricá (a  sul e sudoeste). 

A cidade de Nova Hartz pertence a Grande Região Metropolitana de Porto Alegre (art. 2° das disposições transitórias da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul) fazendo parte integrante da Bacia Hidrográfica do  Vale do Rio dos Sinos, e vindo compor com outros municípios da mesma região: a) a Associação dos Municípios  do Vale do Rio dos Sinos – AMVARS; b) o Vale Germânico (“Caminhos da Imigração” – agremiação turística  dos municípios que compunham territorialmente a antiga Colônia Germânica de São Leopoldo e que foram se  emancipando desta direta ou indiretamente); c) o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos  Sinos – COMITESINOS; e d) o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos  Sinos - Pró-Sinos 

Em termos geológicos o município de Nova Hartz se situa na Encosta da Serra Gaúcha / RS ao sopé dos contrafortes da Serra Geral / Morro Ferrabrás (uma formação geológica Botucatu do período Cretáceo com coberturas aluviais quaternárias localizadas nas planícies de inundações do Rio dos Sinos e Caí). Em termos hidrográficos, 97% do território do município de Nova Hartz se compõe dos afluentes arroio Grande e arroio da Bica que despejam suas águas no Rio dos Sinos. Somente 3% do território compõe parte da bacia hidrográfica do Rio Caí (região oeste / noroeste do município já na divisa com os municípios de Sapiranga e Santa Maria do Herval junto ao Rio Cadeia, afluente do Rio Caí), segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA. 
 


 

Elaborado por: Ms. Jean Jeison Führ (https://orcid.org/0000-0002-4115-6023)


ArquivosLOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE NOVA HARTZ.pdf