Notícias
Notícias

Primeira Rodada de Negócios Rurais valoriza produtores no município

A primeira rodada de negócios integra um conjunto de ações do Empreenda-C, que já conta com mais de 60 participantes, incluindo moradores de cidades vizinhas

14 de Novembro de 2024 - Publicado às 17:49

Nova Hartz foi palco da I Rodada de Negócios Rurais, uma iniciativa realizada pelo projeto Empreenda-C que, desde junho, vem incentivando o empreendedorismo local e destacando o trabalho de agricultores e artesãos. Com 25 participantes ativos no programa, na noite de ontem, no Espaço Cultural Pastor Wartenberg, 14 deles tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos em um formato de “pitch”. 

Apoio ao Agricultor e ao Jovem do Campo 

A primeira rodada de negócios integra um conjunto de ações do Empreenda-C, que já conta com mais de 60 participantes, incluindo moradores de cidades vizinhas. Emerson Brunner, diretor do Departamento de Agricultura, destacou as iniciativas da pasta para o desenvolvimento agrícola e o papel da Emater na assistência aos produtores rurais. Durante a ocasião, foi apresentado um relatório de atividades de 2024 e o plano operativo para 2025, reforçando as ações de apoio e incentivo ao agricultor. 

Vanessa Pazza, extensionista da Emater no município, evidenciou a importância da renda para a permanência do homem no campo: “acredito que dinheiro não é um valor, segurança é. E o que garante a manutenção do homem no campo? É a renda, sem dinheiro ele não permanece nesse lugar nem possui qualidade de vida. Oportunizar espaços como esses incentiva e garante a permanência do jovem no campo.” Essa perspectiva ressalta como eventos de visibilidade e networking são essenciais para manter o setor agrícola sustentável e atrativo para as novas gerações. 

Além da rodada de apresentações, os visitantes puderam participar de uma degustação de produtos locais, especialmente de gêneros alimentícios.